10 curiosidades sobre o filme Parasita
Parasita entrou para a história ao se tornar o primeiro filme de língua não inglesa a ganhar o Oscar de melhor filme. Este também foi o primeiro longa-metragem sul-coreano a participar daquela que é considerada a maior premiação do cinema. De cara, os asiáticos levaram para casa quatro estatuetas, nada mal, não é mesmo?
Na postagem de hoje, separamos dez curiosidades para você conhecer mais detalhes sobre o filme Parasita.
1. O diretor Bong Joon-ho, que também é corroterista do filme, disse que a ideia para a história veio de sua própria vida. Na época em que estava na faculdade, o cineasta trabalhou como tutor na casa de uma família rica dando aulas particulares. Bong Joon-ho conta que o estudante o levava para conhecer sua casa e que, em certa ocasião, lhe apresentou a uma sauna privativa. “Aquilo me passou uma ideia de invasão de privacidade, como se eu fosse um voyeur, fantasiando sobre a vida daqueles estranhos. A ideia ficou comigo e, de alguma forma, germinou no que virou Parasita.”, disse o diretor.
2. A história já estava sendo desenvolvida na mente de Bong Joon-ho em 2013 e foi concebida inicialmente como uma peça de teatro. O palco seria dividido entre as duas casas que aparecem no filme. Quando começou a escrever o roteiro, o diretor percebeu que precisava contar aquela história em um filme.
3. Inicialmente Parasita se chamaria “The Décalcomanie” (em português, “O Decalque”). O diretor explicou o motivo do primeiro título: “Quando você olha para o resultado de um decalque, os dois lados parecem idênticos à primeira vista. Mas, se olhar com atenção, verá que existem diferenças. Isso meio que explica algo sobre as duas famílias do filme.”.
4. Este é o quarto filme em que o diretor Bong Joon-ho e o ator Song Kang-ho colaboraram. Segundo o diretor, se o ator recusasse o papel, o projeto do filme seria cancelado. “Não havia alternativa. Só ele poderia fazer o papel”, afirmou Bong Joon-ho. Song Kang-ho foi escolhido para atuar no filme enquanto o roteiro ainda estava sendo escrito e antes do diretor escolher outros atores que participariam do projeto.
5. Os atores Song Kang-ho e Choi Woo-shik não sabia nada sobre o filme quando aceitaram seus papéis. Como já haviam trabalhado antes com o diretor, os dois nem precisaram ler o roteiro para aceitarem fazer parte do novo filme do cineasta. Song Kang-ho participou dos longas Memórias de um Assassinato, The Host e Snowpiercer, enquanto Choi Woo-shik colaborou com Bong Joon-ho em Okja.
6. A atriz Lee Jeong-eun também já havia trabalhado anteriormente com Bong Joon-ho. Foi ela quem deu voz a personagem Okja no filme de mesmo nome, além de ter interpretado uma personagem coadjuvante em Mother – A Busca Pela Verdade (2009).
7. Parasita foi filmado em 77 dias.
8. A casa da família Kim e toda a sua vizinhança foi montada em um set que também funciona como aquário. Para construírem o cenário, a equipe do filme visitou bairros programados para serem reconstruídos e demolidos e lá recolheram objetos, portas, janelas e pratos que foram abandonados pelas pessoas que moravam no local anteriormente.
9. A casa da família Park também não existe de verdade. O primeiro andar da residência foi construído em um terreno baldio em Jeonju, na Coreia do Sul, enquanto o segundo andar foi adicionado digitalmente. Já os quartos da casa foram montados separadamente em um estúdio.
10. Em uma entrevista para a Vulture, o diretor afirmou que existem cerca de 480 cenas com efeitos especiais, mas não se percebe isso durante o filme.
Veja mais sobre Parasita:
└ 10 curiosidades sobre o filme Parasita [Parte 2]
└ 10 curiosidades sobre o filme Parasita [Parte 3]
└ Análise do filme Parasita