Análise da série Bates Motel (3ª temporada)
Se nas duas primeiras temporadas Norman (Freddie Highmore) já dava indícios de sua psicose, o seu quadro se agrava muito durante o terceiro ano da série. Agora, ele passa a ter vagas memórias de suas ações nos momentos de apagão, mas não consegue distinguir as criações de sua mente daquilo que realmente aconteceu. Nos instantes em que é mais agressivo, a voz e a fisionomia de sua mãe estão sempre presentes em sua mente. Vemos também o jovem encarnando Norma (Vera Farmiga), o que inclui o comportamento e o uso de suas roupas, repetindo de forma mais intensa um fato isolado ocorrido na temporada passada, quando ele confrontou Caleb (Kenny Johnson). Argumentando que a relação com sua mãe já não era a mesma, Norman quer se tornar mais independente, mas ao mesmo tempo não tem segurança para seguir sua vida sozinho.
Passada a temporada de verão, as coisas voltam a ficar monótonas no Motel Bates. Enquanto isso, o retorno de Norman à escola é marcado por alguns eventos emblemáticos. Para começar, ele não queria sair do carro da mãe quando eles chegaram na instituição de ensino. No intervalo, quando ia começar a lanchar, Norman enxerga sua antiga professora, Blaire Watson (Keegan Connor Tracy) e, assustado, foge da escola. Diante disso, Norma decide deixar o filho estudar apenas em casa, ocasião em que ele passa a ter a companhia de Emma (Olivia Cooke), que também abandona a escola. Estando mais próximos, Norman até pede Emma em namoro, mas o relacionamento dos dois não vai para frente, já que o jovem sempre tem outros pensamentos quando está junto com ela, o que faz com que eles fiquem distantes um do outro.
Recebendo a notícia de que sua mãe havia falecido, Norma assume comportamentos diferentes perante os filhos. Ao contar o ocorrido para Norman, ela diz não se importar com a morte da mãe, mas quando informa a Dylan (Max Thieriot) que sua avó havia morrido, Norma não consegue controlar suas emoções. Isso traz Caleb de volta para a história: ele retorna a cidade e tenta criar um relacionamento com Dylan, agora sua única família. Junto com Gunner (Keenan Tracey), ele passa a ajudar o sobrinho na construção de um celeiro, enquanto Dylan tenta fazer com que ele se reconcilie com Norma. A reaproximação de Caleb com sua família é uma situação muito complicada, principalmente em razão de suas atitudes no passado.
Depois que a polícia antidrogas esteve em White Pine Bay e acabou com todo o esquema de maconha existente na região, Romero (Nestor Carbonell) tenta convencer Dylan a tomar conta das operações ilegais de drogas no local, mas o filho de Norma quer cultivar maconha apenas para fins medicinais. Como o comércio de drogas parece estar em baixa, essa parte da narrativa cede espaço para a subtrama envolvendo Bob Paris (Kevin Rahm) e a sua busca incansável por um pendrive que contém informações sigilosas sobre o tráfico de drogas na região. O dispositivo de armazenamento acaba parando nas mãos de Norma, que vai querer algo em troca para devolvê-lo; o problema é que mais uma vez ela não faz ideia de onde está se metendo.
Para completar os pontos centrais da terceira temporada, temos também a volta de Norma aos estudos. No seu primeiro dia na faculdade, Norma por engano comparece a uma aula de psicologia, momento em que temos uma cena muito engraçada em que ela se recusa a ceder o seu lugar para o professor James Finnegan (Joshua Leonard). Apesar de seu comportamento nada gentil, James se aproxima dela e indiretamente é atingido pela turbulenta vida da proprietária do Motel Bates. O que vemos no decorrer dos dez episódios é uma Norma muito preocupada com o filho, mas o medo de ser separada dele a impede de procurar assistência médica adequada. Com isso, ela acaba guardando tudo o que acontece consigo.
Considerações finais
Enquanto as subtramas do terceiro ano são mais fracas do que as vistas na temporada anterior, a história principal de Bates Motel tem uma alavancada. Os problemas mentais de Norman se afloram e ele fica cada vez mais descontrolado, ao ponto das pessoas terem de agredi-lo para que ele desmaie e se acalme. A dupla Vera Farmiga e Freddie Highmore está mais uma vez impecável. Max Thieriot e Nestor Carbonell também se destacam em razão da importância que seus personagens tem com os vários problemas que surgem ao longo da temporada.
A parte técnica de Bates Motel continua incrível, o que resulta em ótimas cenas, seja em ambientes internos ou externos. Os ângulos de filmagem ajudam a representar bem aquilo que está sendo retratado pela atração e a mescla de presente e passado mais uma vez é um elemento marcante da série. Mesmo com algumas falhas, Bates Motel teve um bom desenvolvimento e entregou um grande episódio final.
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