Análise do jogo Rise of the Tomb Raider
Em Rise of the Tomb Raider somos levados a explorar cenários incríveis e cheios de mistérios. Aumentando ainda mais a profundidade da aventura, desta vez a Crystal Dynamics deu uma atenção especial para as tumbas ocupacionais, algo que foi muito pedido pelos fãs da série. As tumbas não são obrigatórias para a finalização do game, mas a sensação de completar os quebra-cabeças nelas existentes é muito boa, sem mencionar que sempre somos gratificados com uma nova habilidade. Outra atividade disponível são as missões secundárias, momentos em que Lara pode executar serviços para os seus aliados em troca de recompensas.
Explorar os ambientes é algo necessário em Rise of the Tomb Raider, uma vez que precisamos de materiais para a construção e evolução das armas e munições. Seguindo o espírito de sobrevivência, matar animais tem um propósito maior: conseguir recursos para melhorar os equipamentos de Lara. Enquanto analisa murais, documentos e relíquias, Lara pode aumentar a sua proficiência nos idiomas russo, grego e mongol. À medida em que vai conseguindo dominar essas línguas, a protagonista é capaz de descobrir segredos escondidos pelos mapas, como as moedas antigas, que servem para comprar itens disponíveis em uma loja localizada em uma das regiões do mapa.
Rise of the Tomb Raider foi lançado em 2015 para Xbox 360 e Xbox One, em 2016 o game chegou ao PC e ao PlayStation 4. Essa análise foi feita com base na versão do Xbox One.
Considerações finais
Rise of the Tomb Raider é uma excelente sequência para o reboot lançado em 2013. A história, como esperado, é cheia de mistérios e reviravoltas, o que é ótimo se levarmos em conta que se trata de um jogo de aventura. Além das dificuldades geradas pela própria natureza, Lara também terá que lidar com a organização secreta Trindade, que também está atrás do mistério da imortalidade. Apresentando novas mecânicas, a jogabilidade segue o padrão visto no primeiro jogo. Visualmente o game é muito bonito, nos entregando cenários deslumbrantes. Se você gosta de exploração, Rise of the Tomb Raider é um prato cheio, com inúmeros segredos para desvendar e vários desafios para completar.
Diferente do seu antecessor, o game não conta com modo online, mas possui ótimas expansões, com destaque especial para Laços de Sangue, que revela muitos detalhes da história de Lara. Se tiver a oportunidade, recomendo que compre a versão 20 Year Celebration, que traz todos os conteúdos adicionais. Caso já possui o título na sua biblioteca, vale pena dar uma conferida nas expansões citadas anteriormente.
Nota
★★★★★ – 5 – Excelente
Veja mais sobre a franquia Tomb Raider:
└ Análise do jogo Tomb Raider
└ Análise do jogo Shadow of the Tomb Raider
└ Análise do jogo Tomb Raider: Anniversary
└ Análise do jogo Lara Croft and the Temple of Osiris
└ Análise do jogo Lara Croft GO
└ Análise do filme Tomb Raider: A Origem
➜ Você pode ler análises de outros jogos clicando aqui.