Ford revela versão estadunidense do Focus RS
Com um motor EcoBoost 2.3 de quatro cilindros e potência maior que 315 cavalos (a potência real será divulgado próximo ao lançamento, mas espera-se 345 cv) acoplado a um câmbio manual de seis marchas, o modelo conta com aperfeiçoamentos na aerodinâmica e no sistema de refrigeração. O Focus RS virá com vários modelos de condução: normal, sport, track e um modo especial drift, que podem ser escolhidos pelo motorista.
Outra novidade é a tração integral, conhecida como “Ford Performance AWD”, que adota duas embreagens eletronicamente controladas em cada lado da unidade de tração traseira, sendo responsáveis pelo gerenciamento do torque entre a dianteira e traseira, além de controlar a distribuição lateral de torque, entre as rodas do mesmo eixo.
Nas curvas, a unidade de tração traseira direciona o torque para a roda externa da curva, para isso, os sensores fazem até 100 medições por segundo, enquanto uma central eletrônica monitora parâmetros como aceleração lateral, ângulo de esterço do volante e velocidade.
No momento o hatch não está nos planos da Ford para chegar ao Brasil.