Univisión: pela primeira vez uma emissora com programação em espanhol é líder nos Estados Unidos
A Univisión tem muitos motivos para comemorar sua audiência no mês de julho: a emissora é líder de audiência entre o público com faixa etária entre 18 e 49 anos, sendo estes o principal alvo do mercado publicitário estadunidense. É um fato inédito, afinal, é a primeira vez que uma emissora que exibe toda a sua programação em espanhol consegue tal fato.
A ascensão da emissora é um reflexo da grande quantidade de latinos que moram nos Estados Unidos. O último senso realizado no país – em 2011 – apontou que 17% dos americanos são de origem hispânica, um crescimento de 48% em relação ao ano de 2000.
Segundo dados da Nielsen
entre o público entre 18 e 49 anos a Univisión teve um crescimento de 6% em relação a julho de 2012, enquanto a ABC teve uma queda de 24%, a Fox de 20 % e a a NBC perdeu 12%.
Na audiência geral no entendo, a CBS é líder de audiência, e a Univisión deve fechar em quarto, na frente da Fox. Em fevereiro deste mesmo ano, a emissora também consegui fechar em quarto, desta vez na frente da NBC em total de espectadores.
ABC, CBS, NBC e Fox durante o verão têm dificuldades de se manter frente à Univisión, já que emissora com foco no público latino mantém sua programação normal, enquanto as demais emissoras sofrem com a baixa audiência nas reprises de programas e realitys shows porque nesse período suas séries (um dos principais produtos) já encerraram suas temporadas, e suas novas temporadas costumam normalmente estrear somente no outono (com começo em setembro).
Entre os destaques da programação da Univisión estão as famosas novelas da Televisa que são exibidas com legenda em inglês, programas esportivos, de variedades e noticiários.