10 curiosidades sobre a série animada As Meninas Superpoderosas
Exibido na TV aberta nas manhãs do SBT até 2005, As Meninas Superpoderosas (The Powerpuff Girls, no original) certamente fizeram parte da infância de muitos brasileiros. A seguir, separamos dez curiosidades sobre a série do Cartoon Network.
1. Em 1991, enquanto estudava no California Institute of the Arts, Craig McCracken teve a ideia de desenhar três meninas com olhos grandes, inspiradas no trabalho de Margaret Keane, em um cartão de aniversário para seu irmão. No ano seguinte, ele criou um curta animado intitulado Whoopass Stew: A Sticky Situation. O trabalho de McCracken foi selecionado pelo Cartoon Network para o programa What a Cartoon!, que exibia curtas de animação que posteriormente poderiam se tornar séries no canal.
2. Para a exibição no Cartoon Network, a emissora avisou a McCracken que o nome precisaria ser alterado. Como “ass” significa bunda, os executivos do canal entenderam que esse termo não era adequado para um programa infantil. Com isso, o título mudou para The Powerpuff Girls e a “lata de whoopass” se transformou no “Chemical X”, ou “Elemento X” como conhecemos em português. Os dois pilotos da série foram transmitidos no What a Cartoon! em 20 de fevereiro de 1995 e 28 de janeiro de 1996.
3. O primeiro episódio da série animada As Meninas Superpoderosas foi ao ar em 18 de novembro de 1998 e se tornou a estreia de maior audiência na história do Cartoon Network na época. A animação registrou bons números de audiência em uma ampla gama demográfica, indo de crianças a adultos. O sucesso deu origem a vários produtos licenciados.
4. O trio de protagonistas é conhecido no Brasil como Florzinha, Lindinha e Docinho, mas em outros países os nomes são bem diferentes. No original, elas se chamam Blossom, Bubbles e Buttercup. Para citar mais alguns exemplos, na América Latina elas receberam os nomes de Bombón, Burbuja e Bellota, enquanto na Itália são chamadas de Lolly, Dolly e Molly. Já na França o público conhece as personagens como Belle, Bulle e Rebelle.
5. Originalmente assistente de laboratório do Professor Utônio, o Macaco Loco foi inspirado em Dr. Gori, antagonista da série japonesa Spectreman. Já o capacete do personagem foi inspirado no protagonista de The Kagestar, outra série japonesa.
6. Ele é um dos personagens mais marcantes da série. Durante a transmissão original dos primeiros episódios, Ele foi chamado de Diabo, mas após o Cartoon Network receber reclamações de alguns pais, o nome foi alterado para o que conhecemos hoje. Além disso, a emissora não queria nenhum tipo de referência religiosa nas suas animações.
7. O último episódio da terceira temporada, “Conhecendo os ‘Beat Alls'”, contém diversas referências a banda The Beatles. Isso se deve ao fato de Craig McCracken ser fã da banda de rock inglesa.
8. Durante a sua exibição, a série recebeu seis indicações ao Emmy Awards e nove ao Annie Awards. Em ambas as premiações, As Meninas Superpoderosas venceram dois prêmios. A animação também recebeu uma nomeação ao Kids Choice Awards.
9. As Meninas Superpoderosas foi a última série produzida pelo estúdio Hanna-Barbera, que foi encerrado em 2001 após a morte do cofundador William Hanna. Com isso, o Cartoon Network Studios assumiu a série e foi o responsável pela produção das temporadas cinco e seis.
10. A série chegou ao fim em 25 de março de 2005, data em que o último episódio da sexta temporada foi exibido. O Cartoon Network demonstrou interesse em produzir uma sétima temporada, mas McCracken e o produtor Chris Savino recusaram. Para eles, a animação já havia concluído a sua trajetória e não havia necessidade de novos capítulos.