Sucesso em 2012 faz com que fabricantes apostem nos phablets, híbridos de smartphone e tablet
Chamados de phablet, phonelet, tweener ou super smartphone, os celulares grandalhões parecem terem chegado para ficar. Atingindo sucesso em 2012, esses dispositivos estão cada vez mais conquistando os consumidores.
Quem criou o seguimento foi a Samsung, com o lançamento do Galaxy Note em 2011. Durante a Consumer Electronics Show (CES), que acontece esta semana em Las Vegas, fabricantes chinesas ZTE e Huawei apresentarão novos phablets.
A ZTE, que colaborou com o designer italiano Stefano Giovannoni para criar o phablet Nubia, deve lançar o Grand S, com tela de cinco polegadas, enquanto a Huawei lançará o Ascent Mate, com uma tela de incríveis 6,1 polegadas, pouco menor do que o display presente no tablet Kindle Fire, da Amazon.
O avanço no uso dos phablets pode ser associado a uma confluência de tendências: os usuários preferem telas grandes porque estão consumindo mais conteúdo visual do que antes e usando os smartphones cada vez menos para realizar chamadas por voz.
Embora os tablets equipados apenas com acesso à rede Wi-Fi estejam ganhando popularidade, o interesse dos consumidores por aparelhos que combinam o melhor dos smartphones e tablets para uso móvel também está em ascensão.
De acordo com o Barclays, haverá um crescimento de 400 por cento no mercado de phablets em três anos. O uso de dispositivos com telas de cinco polegadas ou mais crescerão em 900 por cento no período, embora as estatísticas variem pela dificuldade em determinar a separação dos segmentos de smartphones e phablets.