Os consoles da sexta geração: PlayStation 2, Xbox e GameCube
A sexta geração de videogames foi marcada pelo lançamento de aparelhos com capacidades similares, exceto o Dreamcast, que é quase um caso a parte. Foi uma era em que a discussão sobre quantidade de “bits” e de polígonos tornou-se praticamente irrelevante, o debate passou a ser como as especificações técnicas impactariam na qualidade dos jogos.
Ken Kutaragi, engenheiro e criador da linha de consoles de videogame da Sony, afirmou que o PlayStation 2 seria capaz de criar gráficos tão realistas que poderiam transmitir emoções, nomeando o processador principal de Emotion Engine.
O PlayStation 2 se tornou extremamente popular a ponto de virar o console mais vendido de todos os tempos, com mais de 150 milhões de unidades comercializadas. O videogame ainda não saiu de linha e recebe lançamentos recentes como Pro Evolution Soccer 2012 e FIFA 2012.
Os rivais contra-atacaram cada uma a sua maneira. O Xbox, estreia da Microsoft no mercado de consoles, apostou no poder da internet e criou a primeira rede online exclusiva para videogames. Lançada em 2002, a Xbox Live foi um grande sucesso e prova disso é que hoje todas as fabricantes de consoles têm sua própria rede online.
Já o GameCube seguiu suas convicções: apesar de a Nintendo ter dado o braço a torcer e adotado mídias óticas, procurou equipar o console com memórias que serviram para minimizar o acesso ao disco – e assim diminuir o tempo de “loading”, uma questão crucial para a companhia japonesa.
Além disso, trabalhou para integrar o console com os portáteis, algo que deve acontecer com maior frequência nos próximos anos com o PlayStation 3/PS Vita e o Wii U/Nintendo 3DS. Apesar disso, a Nintendo amargou o terceiro lugar nessa geração, perdendo até para a “novata” Microsoft e seu Xbox.
Os consoles
PlayStation 2
Sucessor do PlayStation, tornou-se o videogame mais vendido de todos os tempos, com mais de 153 milhões de unidades comercializadas no mundo todo. Foi lançado em 4 de março de 2000 no Japão, em 26 de outubro do mesmo ano nos EUA e em 18 de outubro de 2009 no Brasil.
Xbox
Primeiro console lançado pela Microsoft, o Xbox é um videogame com arquitetura de PC e foi um dos primeiros a ter uma rede online para partidas multiplayer. Saiu em 15 de novembro de 2001 no EUA e em 22 de fevereiro de 2002 no Japão. Não foi lançado no Brasil. Vendeu 24 milhões de unidades no mundo todo.
GameCube
Primeiro videogame da Nintendo a usar discos óticos, o GameCube perdeu para os consoles da Sony e Microsoft em vendas, com “apenas” 21,74 milhões de unidades saídas das prateleiras, marcando o pior momento da Big N até então. O lançamento aconteceu em 14 de setembro de 2001 no Japão, em 18 de novembro do mesmo ano nos EUA e em 23 de agosto de 2002 no Brasil.
Diferenciais
PlayStation 2
Ainda que estivesse longe da perfeição, o console era retrocompatível com o PlayStation (e fazia melhorias em determinados games). Além disso, conseguia ler filmes em DVD, e ajudou a popularizar o formato de disco.
Xbox
Foi o primeiro videogame a ter um disco rígido de fábrica, eliminando, assim, o uso de cartões de memória para salvar os jogos, como era o caso dos concorrentes GameCube e PlayStation 2.
GameCube
Tem memória específica para guardar temporariamente os dados contidos nos discos. Assim, os “loadings” eram bem mais rápidos que nos consoles da concorrência. O tempo de espera era uma questão crucial para a Nintendo.
PS2: jogos e séries marcantes
Trilogia Grand Theft Auto
A franquia estabeleceu uma fórmula para jogos de mundo aberto com temática de violência urbana e virou um dos maiores sucessos da história dos games.
Metal Gear Solid 2 e 3
Com esses jogos, o diretor Hideo Kojima entrou definitivamente para o panteão das lendas, reafirmando a linguagem cinematográfica no mundo dos games. E ainda conseguiu fazer dois “Zone of the Enders”.
God of War I e II
Com nudez e alto grau de violência, a franquia deu novo padrão de qualidade – tanto no visual como na trilha sonora – para os jogos de ação e combate, e virou clássico instantâneo.
ICO e Shadow of the Colossus
Com estilo introspectivo, os dois games surpreenderam ao proporcionar emoções genuínas, algo raro encontrar até hoje.
Série Winning Eleven
Foi no PlayStation 2 que o futebolístico chegou ao ápice e formou uma legião de esportistas de sofá.
Okami
A Clover Studios, subsidiária da Capcom, teve vida curta, mas o suficiente para criar essa obra-prima da orientalidade. Okami marcou época pelo seu grafismo, que parece ter uma aquarela, e pelo sistema de controlar um pincel para fazer intervenções no cenário.
Jogos da Square-Enix
O que falar de uma produtora que lançou Final Fantasy XII, Kingdom Hearts II e Dragon Quest VIII, alguns dos melhores games para a plataforma da Sony?
Xbox: jogos e séries marcantes
Série Halo
Embora sua campanha single-player não seja unanimidade, tem um modo multiplayer efervescente e mostrou que consoles também podiam fazer bons games de tiro em primeira pessoa. Com sua alta popularidade, conquistou o posto de jogo mais vendido do Xbox de todos os tempos.
Série Splinter Cell
Apesar de ter sido lançado para várias plataformas, a franquia estrelada por Sam Fischer tem o Xbox como “casa” (assim como GTA sempre foi associado ao PlayStation 2). É um jogo de espião com a grife de Tom Clancy, escritor de romances militares, e a melhor versão sempre foi do Xbox.
Jogos da BioWare
Com Star Wars: Kinights of the Old Republic, a produtora que hoje cuida dos RPGs da Electronic Arts fez seu nome. Mais que isso, criou uma fórmula de sucesso para o gênero, com sistema de múltiplas opções de diálogos e decisões morais, que depois seria aproveitada em Jade Empire.
Ninja Gaiden
Releitura de um game da década de 80, o título estrelado por Ryu Hayabusa impressionou pela dificuldade, violência e refinada mecânica de jogo. Apesar de ser japonês, o game saiu apenas no Xbox por preferência pessoal de Tomonobu Itagaki, líder do time que fez Ninja Gaiden e Dead or Alive 3.
Forza Motorsport
Resposta da Microsoft para Gran Turismo, tornou os simuladores de direção muito mais palatável para o grande público, e não somente para aficionados, por trazer mecanismos de assistências para novatos.
GameCube: jogos e séries marcantes
The Legend of Zelda: Wind Waker e The Twilight Princess
O primeiro Zelda do GameCube gerou polêmica devido aos gráficos de desenho animado, mas passado o susto, estava ali um game inventivo como sempre fora. E a versão de Twilight Princess para o console é considerada a mais autêntica.
Super Mario Sunshine
É um legítimo game da linha principal de Super Mario Bros. e traz a inventividade de sempre da série. Mesmo carregando o fardo pesado de suceder Super Mario 64, conseguiu se destacar e é um dos melhores jogos do GameCube.
Super Smash Bros. Melee
Depois de uma ótima estreia no Nintendo 64, a série que coloca personagens famosos da Nintendo para digladiarem entre si ganhou muito mais conteúdo e virou um dos jogos multiplayer mais divertidos do GameCube.
Mario Kart: Double Dash!!
A série de corrida sempre rendeu bons títulos, e isso não foi diferente no GameCube. Embora não seja considerado um dos melhores Mario Kart, ainda mantém o alto nível e trouxe novidades, como o sistema de dois pilotos por carro.
Metroid Prime e sua continuação
Poucas vezes uma série clássica fez uma transição tão acertada quanto em Metroid Prime. O console recebeu dois ótimos games de tiro e exploração em primeira pessoa protagonizados por Samus Aran e feitos pela Retro Studios.
Série Resident Evil
A franquia de zumbis nasceu no PlayStation, mas na geração seguinte o GameCube foi a principal plataforma para os mortos-vivos da Capcom. Enquanto durou, a parceria exclusiva com a Nintendo rendeu os excelentes Resident Evil (remake), Resident Evil 0 e Resident Evil 4.
Série Pikmin
É mais uma série de sucesso que sai da cabeça de Shigeru Miyamoto, criador também de Super Mario Bros. e The Legend of Zelda. O jogo encantou pela fofura das criaturas que dão nome ao jogo e pelo cenário detalhado.
Momentos de superação
PlayStation 2
Os games da fase madura surpreenderam pela qualidade técnica, com algumas características que só seriam vistas na geração seguinte de consoles. É o caso de Black com seus cenários destrutíveis e Shadow of the Colossus, que trazia efeitos de “borrão de movimentos”.
Xbox
O lançamento de Halo 2 foi, além de uma realização tecnológica, um grande “case” de marketing. Com uma campanha luxuosa e um intrigante jogo de realidade alternada chamado I Love Bees, Halo 2 iniciou a era dos blockbusters nos videogames e se tornou o maior título do Xbox.
GameCube
Cada um dos Resident Evil lançados para o GameCube tinham gráficos magníficos, mas Resident Evil 4 superou todas as barreiras, com efeitos visuais de cair o queixo. Uma das partes mais impressionantes é a fase do pântano, com chuva e trovoadas, que ficou prejudicada na versão para PS2.
Momentos “fail”
PlayStation 2
Revisões de hardware são comuns nos videogames, mas o modelo SCPH-75000 trouxe problemas de travamento em diversos jogos, como Tekken 5. Além disso, dezenas de jogos para PlayStation tinham problemas para rodar nessa versão do videogame.
Xbox
O primeiro controle da “caixa” era enorme e desconfortável. Diante de tanta reclamação (e o título de “mico do ano” dado pela GameInformer), a Microsoft tornou padrão o modelo S do controle, mais compacto, inicialmente lançado para o mercado japonês.
GameCube
Embora fosse um hardware que agradasse os produtores de jogos, o GameCube ficou em terceiro lugar na guerra da sexta geração de consoles. O lançamento tardio em relação ao PS2 e a pouca quantidade de jogos, principalmente para o público maduro, fez com que ficasse atrás até mesmo do Xbox em vendas.
Acessórios curiosos
PlayStation 2
EyeToy: desenvolvido na Europa, essa minicâmera permitiu jogar sem usar controles, apenas com o gesto do corpo. De uma maneira bem mais simples, pode ser considerada a inspiração do Kinect, acessório do Xbox 360.
Xbox
Controle S: o console da Microsoft não teve muitos acessórios relevantes. Talvez a maior contribuição tenha sido o controle “S”, mais compacto e ergonômico, que foi planejado no Japão e acabou substituindo o original, que era gigante e mal visto.
GameCube
WaveBird: da própria Nintendo, é uma versão sem fio do controle do GameCube. Pode-se dizer que antecipou uma tendência, já que todos os consoles da geração seguinte tiveram controles sem fio.