Fiat Uno Mille e Novo Uno Economy são os carros mais econômicos

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) divulgou o 4º ciclo do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE Veicular), lançado no Salão de São Paulo, em novembro de 2008. Este novo ciclo revelou que, entre os veículos da categoria ‘subcompactos’ das oito marcas testadas (Fiat, Ford, Honda, Kia, Peugeot, Renault, Toyota e Volkswagen), os modelos Uno Mille Fire Economy 1.0 e Novo Uno Economy Evo 1.4 são os mais econômicos. Os dois modelos da Fiat, ambos flex e com variantes de duas e quatro portas, receberam classificação A.

O teste – que classifica os veículos com selos de A (menor consumo) a E
(maior consumo) – apontou que o Uno Mille roda 8,9 km/l com etanol em
circuito urbano e 10,7 km/l na estrada. Com gasolina, o popular da Fiat
percorre 12,7 km/l na cidade e 15,6 km/l na estrada. Já o Novo Uno
Economy faz 8,7 km/l com etanol na cidade e 10,4 km/l na estrada. O pior
resultado da categoria ‘subcompactos’ ficou com os modelos Novo Uno
Attractive Evo 1.4 e Fiat 500 Cult 1.4 8V, ambos com nota D.

Entre os modelos enquadrados na categoria ‘compactos’, os mais
econômicos foram Fiat Siena Fire 1.0, Honda Fit 1.4, Renault Sandero 1.0
e Volkswagen Gol G4 Ecomotion 1.0, todos com selo de eficiência A. O
pior resultado ficou por conta do Volkswagen Polo 1.6: nota E. Na
categoria ‘médios’, o Renault Logan 1.0 foi o único a receber
certificação A, enquanto o Kia Soul Flex 1.6 amargou classificação E.
Entre os ‘grandes’, Ford Fusion Hybrid 2.5, Honda Civic 1.8, Renault
Fluence 2.0 e Toyota Corolla 1.8 receberam nota A. O sedã médio-grande
Toyota Camry, com motor 3.5 litros, ficou com nota E.

Na categoria ‘utilitários esportivos’, o
resultado mais regular foi o do Renault Duster 4X2 2.0, que levou nota
B. O Ford EcoSport automático com motor 2.0 litros amargou a lanterna,
com resultado E. Na categoria ‘fora-de-estrada’, o Duster foi novamente o
melhor. Na versão 4X4, o utilitário da Renault conquistou nota A. O
contraste ficou por conta do Kia Sorento 2.4, com nota E. O Fiat Doblò
1.8 foi o único analisado na categoria “minivan”, e obteve conceito C.

Na categoria ‘comercial’, o Renault Kangoo 1.6 recebeu um A e a Ford
Ranger 2.3 teve E. A veterana Volkswagen Kombi 1.4 levou C. E entre as
picapes e comerciais leves enquadrados na categoria ‘carga derivado’, a
Volkswagen Saveiro 1.6 8V ganhou nota A, enquanto Fiat Fiorino Furgão
1.3 obteve B. A Fiat Strada 1.4 recebeu nota C, mesmo conceito da Ford
Courier 1.6. Os resultados completos de todas as categorias podem ser
consultados no site do PBE.

A partir desta quarta fase do PBE Veicular, os carros vendidos no
mercado brasileiro passarão a trazer, no para-brisa, a etiqueta com o
selo de eficiência energética e os resultados obtidos nos testes. A nova
regra começa a valer em abril. O programa tem o objetivo de permitir
que o consumidor compare a eficiência energética dos veículos antes de
comprá-los. Contudo, a adesão ao PBE Veicular continua sendo voluntária.
Marcas como Chevrolet, Citroën, Nissan e Hyundai ainda não participam
do programa.

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