Fiat Uno Mille e Novo Uno Economy são os carros mais econômicos
O teste – que classifica os veículos com selos de A (menor consumo) a E
(maior consumo) – apontou que o Uno Mille roda 8,9 km/l com etanol em
circuito urbano e 10,7 km/l na estrada. Com gasolina, o popular da Fiat
percorre 12,7 km/l na cidade e 15,6 km/l na estrada. Já o Novo Uno
Economy faz 8,7 km/l com etanol na cidade e 10,4 km/l na estrada. O pior
resultado da categoria ‘subcompactos’ ficou com os modelos Novo Uno
Attractive Evo 1.4 e Fiat 500 Cult 1.4 8V, ambos com nota D.
Entre os modelos enquadrados na categoria ‘compactos’, os mais
econômicos foram Fiat Siena Fire 1.0, Honda Fit 1.4, Renault Sandero 1.0
e Volkswagen Gol G4 Ecomotion 1.0, todos com selo de eficiência A. O
pior resultado ficou por conta do Volkswagen Polo 1.6: nota E. Na
categoria ‘médios’, o Renault Logan 1.0 foi o único a receber
certificação A, enquanto o Kia Soul Flex 1.6 amargou classificação E.
Entre os ‘grandes’, Ford Fusion Hybrid 2.5, Honda Civic 1.8, Renault
Fluence 2.0 e Toyota Corolla 1.8 receberam nota A. O sedã médio-grande
Toyota Camry, com motor 3.5 litros, ficou com nota E.
resultado mais regular foi o do Renault Duster 4X2 2.0, que levou nota
B. O Ford EcoSport automático com motor 2.0 litros amargou a lanterna,
com resultado E. Na categoria ‘fora-de-estrada’, o Duster foi novamente o
melhor. Na versão 4X4, o utilitário da Renault conquistou nota A. O
contraste ficou por conta do Kia Sorento 2.4, com nota E. O Fiat Doblò
1.8 foi o único analisado na categoria “minivan”, e obteve conceito C.
Na categoria ‘comercial’, o Renault Kangoo 1.6 recebeu um A e a Ford
Ranger 2.3 teve E. A veterana Volkswagen Kombi 1.4 levou C. E entre as
picapes e comerciais leves enquadrados na categoria ‘carga derivado’, a
Volkswagen Saveiro 1.6 8V ganhou nota A, enquanto Fiat Fiorino Furgão
1.3 obteve B. A Fiat Strada 1.4 recebeu nota C, mesmo conceito da Ford
Courier 1.6. Os resultados completos de todas as categorias podem ser
consultados no site do PBE.
A partir desta quarta fase do PBE Veicular, os carros vendidos no
mercado brasileiro passarão a trazer, no para-brisa, a etiqueta com o
selo de eficiência energética e os resultados obtidos nos testes. A nova
regra começa a valer em abril. O programa tem o objetivo de permitir
que o consumidor compare a eficiência energética dos veículos antes de
comprá-los. Contudo, a adesão ao PBE Veicular continua sendo voluntária.
Marcas como Chevrolet, Citroën, Nissan e Hyundai ainda não participam
do programa.