O primeiro ano de vida do Xbox One
Hoje, 22 de novembro, o Xbox One completa o seu primeiro ano de vida. O console teve um começo muito conturbado, mas após Phil Spencer assumir o controle da divisão Xbox, o videogame seguiu novos rumos, escutando bastante o que a comunidade gamer tem a dizer. O resultado é que o Xbox One se tornou o console da Microsoft que obteve o maior número de vendas no seu primeiro ano de vida. Vamos então fazer uma breve análise dessa trajetória.
Xbox One em números
O Xbox One teve quase 10 milhões de unidades enviadas para os mercados de todo o mundo. Segundo a Microsoft, os jogadores já gastaram mais de 2 bilhões de horas jogando no Xbox One, o que resultou em mais de 11 bilhões de gamerscore ganhos. As quatro conquistas mais populares são:
- Welcome to Forza Motorsport (Forza Motorsport 5);
- Build Yourself (Titanfall);
- Ship Rite (Destiny);
- Spatial Awareness (Call of Duty: Ghosts).
Mais de 110 jogos foram lançados somente no primeiro ano de vida do videogame e mais de 102 recursos foram implementados.
Jogos exclusivos lançados
O primeiro ano de lançamento do Xbox foi repleto de games exclusivos. O console chegou ao mercado junto com os títulos Forza Motorsport 5, Killer Instinct, Dead Rising 3 e Ryse: Son Of Rome, sendo que os dois últimos ganharam também versão para Windows após alguns meses.
No começo de 2014 tivemos o lançamento de Titanfall, que alavancou bastante as vendas do console – o game é exclusivo para as plataformas da Microsoft, tendo versões também para Xbox 360 e Windows. No entanto, os grandes títulos saíram mesmo durante o segundo semestre.
Em setembro, o aclamado game de corrida Forza Horizon 2 conseguiu dar uma excelente sequência para o primeiro título da série, expandindo ainda mais a experiência do festival Horizon (jogo também disponível no Xbox 360). Em outubro, tivemos o lançamento do divertidíssimo game de ação e tiro Sunset Overdrive, e agora em novembro a chegada de Halo: The Master Chief Collection, que trouxe 4 títulos remasterizados da grande série Halo.
Promessas de exclusivos para o futuro
A Microsoft resolveu de vez investir nos exclusivos, e a prova disto são os games já disponíveis e os futuros lançamentos do Xbox One. Quantum Break é um jogo de tiro que vem chamando muita atenção pelo fato do jogador ter o poder de controlar o tempo, enquanto Master Chief tem o retorno garantido para mais batalhas em Halo 5: Guardians.
Ainda teremos o lançamento do RPG Fable Legends, o retorno da série Phantom Dust e o game Scalebound, que está sendo desenvolvido pelo estúdio japonês Platinum Games. Gears of War 4 ainda não foi anunciado, mas é um lançamento certo para o futuro.
Mais novidades devem ser anunciadas em 2015. Fiquemos de olho, principalmente, na próxima E3.