Os 15 carros com a manutenção mais cara no Brasil, segundo o Cesvi
O Índice de Manutenção Veicular (IMV) do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi) fez um levantamento com os carros com manutenção mais cara no Brasil. Para isto, foram analisadas diferentes versões dos 45 carros mais vendidos do país em 2014, segundo os dados de emplacamentos da Fenabrave, resultando em um total de 86 versões.
Foi então feito um cálculo que soma os preços de peças sugeridos pelas montadoras e valor médio da mão de obra em todas as cinco regiões país com a manutenções preventivas e a preditivas. Estas despesas foram levantados para cada modelo durante os seus primeiros 100 mil quilômetros rodados. Foi então atribuída uma pontuação, variando de 10 a 60; quanto maior o IMV, maior é o custo de manutenção do veículo.
A manutenção preventiva segue um calendário determinado pela própria montadora, e se encontra no manual do proprietário do veículo, tendo como objetivo prevenir falhas em componentes que possam causar acidentes. A manutenção preditiva, por sua vez, inclui gatos com reparos de peças e problemas mais relacionados ao desgaste natural do carro.
Veja abaixo quais são os 15 carros com a manutenção mais cara no Brasil:
Veículo | IMV | |
1 | Novo Volkswagen Golf GTI 2.0 TSI Automático DSG | |
2 | Volkswagen Jetta 2.0 TSI | 49 |
3 | Chevrolet S10 Advantage 2.4 | 41 |
4 | Chevrolet Spin 1.8 | 38 |
5 | Chevrolet Cruze Sedan 1.8 | 38 |
6 | Volkswagen Jetta 2.0 Flex | 37 |
7 | Volkswagen Golf 1.4 TSI | 37 |
8 | Chevrolet Cruze Sport6 1.8 | 37 |
9 | Ford Focus Sedan 2.0 | 33 |
10 | Ford Focus Hatch 2.0 | 33 |
11 | Hyundai Elantra 2.0 | 32 |
12 | Peugeot 308 THP | 31 |
13 | Peugeot 308 1.6 | 31 |
14 | Hyundai Tucson 2.0 | 31 |
15 | Citroën C4 Lounge THP | 31 |