Microsoft anuncia o Project xCloud, serviço de streaming de jogos
Depois de ter anunciado na E3 2018 que estava trabalhando em um serviço de streaming de jogos, a Microsoft anunciou hoje (8), por meio de uma postagem no seu blog oficial, o Project xCloud, serviço funcionará em diversos dispositivos diferentes, incluindo consoles, PCs, celulares e tablets.
A Microsoft já está realizando testes internos, tendo os testes com o público início no começo de 2019. O Project xCloud rodará nas conexões 4G atual e nas futuras conexões 5G. Em testes iniciais, com uma rede de 10 megabits, a Mirosoft disse ter atingido bons resultados.
“Atualmente, os testes estão rodando a 10 megabits por segundo. Nossa meta é entregar experiências de alta qualidade com base na menor taxa de bitrate possível na quantidade de redes possível, considerando as particularidades de todos os dispositivos e conexões à internet.”, ressaltou a empresa.
Para tornar o projeto possível, a Microsoft fará uso de seus 54 datacenters Azure, que estão espalhados em 140 países; o Brasil conta com um servidor Azure em seu território. Para que tudo isso seja possível, a Microsoft inseriu peças de vários consoles Xbox One em seus datacenters.
“O streaming de jogos em nuvem é um desafio complexo e multifacetado. Ao contrário de outras formas de entretenimento digital, os jogos são experiências interativas que mudam dinamicamente com base nos comandos do jogador.”, diz um trecho da publicação oficial da Microsoft.