Estúdio brasileiro lança campanha de NFTs para produzir filme de animação
O estúdio brasileiro Hype Animation lançou uma campanha de financiamento para a produção do longa animado Ed, baseado no curta homônimo de 2013, vencedor de 28 prêmios ao redor do mundo. O filme sempre foi um sonho de seus idealizadores, que viram a rápida expansão do mercado de NFT como uma possibilidade para o financiamento.
A campanha inova a partir da comercialização de tokens não fungíveis como colecionáveis virtuais, oferecendo recompensas aos proprietários e permitindo que eles tenham direito a várias participações no filme, desde ter seu nome em personagens até dar sugestões criativas durante a produção.
Gabriel Garcia, CEO da Hype, estima a produção de 10 mil peças únicas em NFT para a campanha, muitas delas com Ed personificando clássicos do cinema. “Com esse projeto, além da possibilidade de financiar o filme de uma nova maneira, também queremos inovar no modelo de produção.”, explica Gabriel. “Nossa ideia é uma criação coletiva, trazendo a comunidade para, além de acompanhar toda a produção, do roteiro a finalização, também poder interagir com nossos artistas e ajudar com sugestões sobre o projeto.”, complementa.
NFT (non-fungible token) é um “cripto-colecionável” que vem ganhando cada vez mais espaço entre os artistas. O NFT serve como uma assinatura de um bem digital registrada em uma plataforma blockchain, tecnologia que garante a autenticidade do bem. Fatores como exclusividade e raridade aumentam o valor do bem digital.
As peças em NFTs de Ed serão lançadas no dia 9 de junho, na plataforma Open Sea, maior marketplace do gênero no mundo. Por enquanto, você pode acompanhar a campanha no site do projeto.