1899 é cancelada pela Netflix após uma temporada
2023 mal começou e a Netflix já iniciou a sua onda de cancelamentos: a vítima da vez foi 1899, série lançada em novembro do ano passado. Criada por Baran bo Odar e Jantje Friese, dupla responsável por Dark, a produção foi originalmente pensada para ter três temporadas.
No Instagram, Baran e Jantje comunicaram o cancelamento, agradeceram os fãs e lamentaram não ter a oportunidade para concluir a história: “Com coração pesado precisamos contar a vocês que 1899 não será renovada. Adoraríamos terminar essa incrível jornada com as temporadas 2 e 3, como fizemos com Dark. Mas às vezes as coisas não acontecem da forma planejada. É a vida. Sabemos que isso vai desapontar milhões de fãs por aí. Mas gostaríamos de agradecê-los do fundo dos nossos corações por serem parte desta aventura maravilhosa. Amamos vocês. Nunca se esqueçam.”.
1899 conta a história de um grupo de pessoas que sai da Europa em direção aos Estados Unidos. No meio da viagem, coisas estranhas começam a acontecer quando eles encontram outro navio, que estava desaparecido há meses. A primeira temporada foi concluída respondendo algumas questões, mas grande parte dos mistérios infelizmente permanecerão sem respostas.
Poucos dias após a disponibilização dos episódios, a quadrinista brasileira Mary Cagnin acusou a produção da Netflix de ter plagiado uma obra sua, a HQ Black Silence. No dia seguinte, os criadores de 1899 se pronunciaram sobre a situação.
“Ah, a internet! Não postei nada durante anos pois achei que as redes sociais estavam tóxicas. As últimas 24 horas só me comprovaram isso. Para os que não sabem, uma artista brasileira afirma que roubamos coisas do quadrinho dela. Que fique claro, não fizemos isso! Até ontem, nem sequer sabíamos da existência da HQ. Durante mais de dois anos, sofremos e suamos para criar 1899. Esta é uma ideia original, sem base em nenhum outro material. Mesmo assim, fomos bombardeados de mensagens, algumas muito dolorosas. Alguém grita e todo mundo vai atrás, sem nem conferir se as alegações fazem sentido.”, publicou Jantje Friese no Instagram.
Na ocasião, Baran bo Odar também se pronunciou: “Infelizmente, não conhecemos a artista, nem o trabalho dela no quadrinho. Jamais copiaríamos o trabalho de uma colega, pois somos todos artistas. Entramos em contato com ela, e esperamos que as acusações sejam retiradas. A internet se tornou um lugar estranho. Por favor, vamos semear mais amor em vez de ódio. Obrigado.”.