CES 2023: Razer apresenta console portátil, notebooks e mais
Durante a CES 2023, a Razer anunciou vários produtos que chegarão ao mercado nos próximos meses, dentre eles um poderoso console portátil com Android e novos notebooks da linha Blade. A companhia também revelou um projeto de almofada de cabeça com som surround near-field e feedback tátil.
Abaixo, você confere um resumo das novidades apresentadas.
Razer Edge e Razer Edge 5G
Desenvolvido com uma tela AMOLED de 6,8” com taxa de atualização de 144hz e resolução FHD+ (2400×1080 pixels), o Razer Edge é o primeiro dispositivo projetado com a mais recente plataforma de jogos Snapdragon G3x Gen 1. O portátil conta com recurso de resfriamento ativo para longas sessões de jogos, ideal para rodar os melhores títulos AAA e jogos nativos a partir de qualquer lugar e sem comprometimento de desempenho.
O Razer Edge chegará ao mercado dos Estados Unidos em 26 de janeiro com duas versões: o Razer Edge (Wi-Fi) e o Razer Edge 5G. Não há previsão para o lançamento no mercado brasileiro.
Project Carol Concept Design
A Razer apresentou o conceito Project Carol, a primeira almofada de cabeça do mundo desenvolvida com som surround 7.1 near-field e recursos hápticos que proporcionam aos jogadores uma experiência única de áudio e imersão tátil. Diferentemente dos alto-falantes tradicionais, o som surround near-field do Project Carol reproduz um áudio traseiro mais próximo e direto, proporcionando uma sensação sonora mais envolvente. O Project Carol também conta com a tecnologia Razer HyperSense.
Tendo suporte nativo no PC, o Project Carol foi pensado para ser compatível com qualquer cadeira gamer graças às suas alças elásticas ajustáveis. Com conexão wireless de 2,4 GHz, oferece até oito horas de uso até precisar ser recarregado.
Nova geração do Razer Blades
A versão 2023 do Razer Blade combina telas de proporção 16:10, maiores e com tecnologia de ponta, com os gráficos e recursos de processamento mais recentes e poderosos – tudo isso em um chassi leve e fino, característico da Razer.
Revelados durante a CES, os novos modelos Razer Blade 16 e Razer Blade 18 vêm equipados com o mais recente chipset Intel Core i9 HX de 13ª geração, GPUs da série Nvidia RTX 40, que alcançam 175W TGP, e memória RAM DDR5 de 5600MHz atualizáveis. De acordo com a empresa, todo esse poder só foi possível graças a uma evolução de filosofia de design que facilitou avanços adicionais na regulação térmica a partir de uma expansão tecnológica de resfriamento de câmara a vapor, tecnologia patenteada pela Razer.
Com chassi de alumínio usinado, o Blade 16 vem equipado com um display mini-LED dual-mode de 16 polegadas compatível com HDR, capaz de oferecer brilho máximo de até 1.000 nits e tempo de resposta inferior a 3 ms. Outro grande diferencial dessa tela é a alternância de modo nativo duplo, permitindo a seleção entre os modos Criador e Jogador e se adequando ao aplicativo desejado. O modo Criador proporciona uma resolução nativa UHD+, nítida com uma taxa de atualização de 120 Hz, enquanto o modo Jogador oferece taxa de atualização ultra suave de 240 Hz em FHD+ nativo.
Já o Razer Blade 18 é uma máquina totalmente preparada para jogadores hardcore e profissionais da indústria criativa. Um dos destaques do produto é a sua tela, que apresenta o maior espaço já visto em um Blade, tendo uma resolução QHD+ de 240 Hz com alta taxa de atualização, precisão de cores cristalinas, resolução nítida e resposta rápida, oferecendo suporte a gameplays envolventes e à criação de conteúdos extremamente detalhados, tudo isso sem sacrificar a estética e a forma pela qual cada Razer Blade é conhecido.
O Blade 18 oferece ainda um conjunto de recursos esperados de um desktop premium e de periféricos de alta performance, como uma câmera de 5MP, uma matriz de seis alto-falantes com THX Spatial Audio, componentes atualizáveis e uma abrangente seleção de entradas e conexões.
Os notebooks vão estar disponíveis em mercados específicos a partir do primeiro trimestre de 2023. Por enquanto, não há previsão para o lançamento no Brasil.
Razer Leviathan V2 Pro
A Razer Leviathan V2 Pro é a primeira soundbar do mundo para desktop com tecnologia de transmissão de dados beamforming (formação de feixe) e rastreamento de cabeça por meio de inteligência artificial. A Leviathan V2 Pro oferece áudio 3D imersivo graças à câmera IR integrada que detecta a posição do usuário. Isso permite que a soundbar adapte os feixes de áudio ao posicionamento do ouvinte em tempo real, garantindo que ele esteja sempre no local mais apropriado para uma melhor experiência.
Com tecnologia THX Spatial Audio para uma experiência mais imersiva, combinada à formação de feixe adaptável Audioscenic, a soundbar reproduz um áudio 3D realista para todas as necessidades de entretenimento. O áudio 3D pode ser experimentado em dois modos: THX Spatial Audio Virtual Headset, ideal para qualquer conteúdo estéreo e com áudio posicional preciso, e o THX Spatial Audio Virtual Speakers, opção para qualquer conteúdo multicanal que forneça um amplo e envolvente palco sonoro, como os que os usuários normalmente experimentariam a partir de um sistema de home theater completo.
A Leviathan V2 Pro vem com um subwoofer incluído e oferece graves nítidos, profundos e fortes com suporte para a tecnologia de iluminação Razer Chroma RGB, que aumenta a imersão do usuário a partir de 30 zonas de iluminação e 16,8 milhões de cores, além de integração com mais de 200 jogos.
A soundbar chegará ao mercado internacional a partir de fevereiro de 2023. Ainda não há informações sobre preço e disponibilidade do produto no Brasil.
Razer Kiyo Pro Ultra
A nova webcam profissional da Razer conta com um sensor ultragrande Sony 1/1.2″ STARVIS™ 2 e tem tamanho de pixel de 2,9 μm para uma maior captura de luz e dados de imagem. A Kiyo Pro Ultra também é equipada com uma lente de abertura F/1.7 ultragrande e personalizada para capturar quase quatro vezes mais luz do que outras webcams do mercado, fornecendo imagens nítidas e claras mesmo em condições de pouca luz.
O processador da webcam permite converter imagens brutas 4K 30 FPS (ou 1080P 60 FPS) em 4K 24 FPS não compactado, 1440p 30 FPS ou 1080p 60 FPS, diretamente durante as transmissões. Além disso, o foco automático de monitoramento de rosto, feito por meio de inteligência artificial, rastreia o rosto do usuário, oferecendo um foco nítido e estável enquanto desfoca o fundo a partir de efeito bokeh. Todos esses recursos estão disponíveis na Kiyo Pro Ultra sem a necessidade de qualquer hardware ou software suplementar.
Com suporte a HDR a 30FPS, os criadores podem obter cores realistas a partir da capacidade da webcam de refinar automaticamente a iluminação e o contraste enquanto corrige áreas expostas ou subexpostas, adicionando detalhes visuais mesmo para os tons mais escuros ou mais claros. Os criadores também podem ir além com o Razer Synapse, que permite ajustar a qualidade do conteúdo com uma seleção abrangente de configurações personalizáveis, incluindo ISO, velocidade do obturador, inclinação e muito mais.
A Kiyo Pro Ultra pode ser configurada facilmente via conexão USB 3.0. A webcam está à venda no mercado internacional a partir de 5 de janeiro. Ainda não há informações sobre preço e disponibilidade do produto no Brasil.
Periféricos VR projetados para o Meta Quest 2
A Razer também anunciou dois acessórios de realidade virtual oficiais para o Meta Quest 2: o Razer Adjustable Head Strap System e o Razer Facial Interface. Destinado a estender a jogabilidade em realidade virtual e aumentar o conforto, o Adjustable Head Strap System, como o nome sugere, é um sistema de alça de cabeça ajustável com uma interface facial criada para o Meta Quest 2 em colaboração com a ResMed, marca especialista em fatores humanos.
Projetado para oferecer conforto duradouro e com suporte para equilíbrio de peso, o Razer Adjustable Head Strap System atende a todos os formatos de cabeça e é feito com nylon de alto desempenho que oferece confiabilidade, conforto e durabilidade. Além disso, a distribuição de peso otimizada permite maior equilíbrio para os usuários durante o jogo e suas alças ajustáveis e macias ajudam os jogadores a encontrarem o ajuste perfeito, que pode ser feito rapidamente.
Já a Razer Facial Interface foi desenvolvida com membranas ultrafinas texturizadas e perfiladas, que eliminam a pressão, facial e com materiais hipoalergênicos de grau médico, que ajudam a reduzir a irritação da pele. A interface se destaca ainda por bloquear a luz enquanto fornece ventilação para que os jogadores experimentem imersão sem interrupções. Por fim, a superfície sem fendas permite uma melhor higienização e manutenção de limpeza, enquanto o perfil 3D contornado proporciona o equilíbrio perfeito entre conforto e suporte.
Os periféricos VR da Razer para o Meta Quest 2 estarão disponíveis nos EUA no primeiro trimestre de 2023, com planos de expansão para outras regiões no futuro.