Phil Spencer fala sobre o aumento de preço do Xbox Series S no Brasil
No final de outubro, a Microsoft anunciou que aumentaria o preço do Xbox Series S no Brasil de R$ 2.649 para R$ 3.599. O reajuste de quase 36% não foi bem recebido pela comunidade e a divisão brasileira do Xbox se limitou a apresentar uma declaração genérica, sem explicar os reais motivos para elevar o valor do console em quase R$ 1.000.
Demorou mais de um mês até termos um posicionamento mais claro por parte de algum integrante da companhia estadunidense. Marcando presença na CCXP23, Phil Spencer, líder global da divisão Xbox, concedeu uma entrevista ao site Flow Games e finalmente falou sobre o assunto.
Ao ser indagado sobre o aumento do Series S no mercado brasileiro, o executivo deu uma longa resposta detalhando o motivo do reajuste de preço. Abaixo você confere tudo o que Spencer disse sobre o assunto.
Vou começar reconhecendo que aumentos de preço nunca serão um ponto positivo. Não é algo que gostamos, queremos deixar o preço o mais acessível possível, e é por isso que seguramos até onde pudemos dois anos após o lançamento, para torná-lo viável aos consumidores que queriam um Series S. Você sabe disso porque está nesse mercado: lançar produtos nele, com as taxas e tudo mais, é algo muito, muito desafiador.E mesmo com o preço que temos agora, após o aumento, isso é, para nós, em termos do que podemos ver das vendas do Series S [no Brasil], provavelmente a menor margem do mundo daquilo que fica pra gente, da receita que conseguimos obter. Para mim, a coisa mais importante é que a precificação ocorra de uma forma que nos torne viáveis aqui no longo prazo. Eu preciso me certificar de que meu compromisso com os consumidores aqui é gerenciar um bom negócio.Então, com o aumento de preço foi o seguinte: seguramos [o preço original] até onde deu e fizemos isso por três anos. Sei que mudanças de preço nunca serão aplaudidas. Não será meu ‘grande momento’ no palco, sei disso, e ouço o feedback das pessoas, como elas se sentem num momento em que eletrônicos de consumo já são caros aqui por conta da situação dos impostos, e nós aumentamos um preço e criamos essa preocupação. Ouvimos essa preocupação e volto com a minha: preciso gerenciar um bom negócio aqui.Essa também é uma das razões pelas quais focamos em múltiplas formas para as pessoas jogarem Xbox. Pessoas que compram um console: acho isso ótimo, queremos estar aqui de uma forma que faça sentido aos nossos negócios. E também estamos no PC, na nuvem, para dar às pessoas múltiplas escolhas em como elas engajam conosco.Mas sim, estamos chegando ao fim do ano com um aumento de preço, eu vejo o feed do Twitter, eu ouço o feedback, mas eu queria estar aqui, sabe? Queria ir à Fan Fest, queria ver as pessoas diretamente. O que mais ouço delas, estando aqui, é que só querem que nós tenhamos respeito com elas como consumidores, e eu respeito isso. Então, eu digo: essa não é uma oportunidade para nós, de repente, medirmos o mercado. As pessoas tendem a comparar o preço ao dos Estados Unidos, o que considero um erro, e lá há outros impostos em relação aos do Brasil…Eu vi muita gente me enviando capturas de tela nos comparando a outros consoles, aparelhos de concorrentes em promoção, e acho que se você olhar o preço sugerido vai ver algo muito mais comparável a nós, nos EUA, em termos de diferença de preço, e você também encontra nosso console em promoção aqui. Há formas mais baratas do que nosso preço sugerido.Mas novamente, voltando ao início: respeitar os consumidores. Aumento de preço nunca será algo fácil, mas preciso me certificar de que estamos nesse negócio, estamos nesse mercado, com um negócio que pode se sustentar.
Phil Spencer também desmentiu rumores sobre o fim da localização dos jogos da Microsoft em português do Brasil e garantiu que os futuros títulos terão suporte ao nosso idioma.