Vazamento detalha futuros projetos da Insomniac Games
Ontem (19), a Insomniac Games, estúdio pertencente à Sony, foi vítima de um grande vazamento de dados na internet. No dia 12 de dezembro, um grupo de hackers, identificado como Ryhsida, anunciou que estava com diversos documentos da empresa e aceitava a vendê-los por 50 bitcoins, cerca de US$ 2 milhões, tendo os interessado 7 dias para efetuar o pagamento. Como não receberam a quantia solicitada, os hackers decidiram compartilhar 1,67 terabyte de dados na internet, o que corresponde a mais de 1,3 milhão de arquivos, incluindo documentos pessoais dos desenvolvedores.
O vazamento é gigante, e inclui detalhes sobre o jogo Wolverine, como o enredo, personagens, vídeos de jogabilidade e animação dos personagens, artes conceituais, dentre outros. Além disso, os arquivos também detalham os planos futuros da Insomniac Games, revelando quais serão os próximos jogos do estúdio e a possível janela de lançamento.
O suposto line-up é o seguinte:
- Marvel’s Venom – ano fiscal de 2025;
- Marvel’s Wolverine – ano fiscal de 2026;
- Marvel’s Spider-Man 3 – ano fiscal de 2028;
- Novo Ratchet & Clank – ano fiscal de 2029;
- Marvel’s X-Men – ano fiscal de 2030;
- Nova IP – ano fiscal de 2031/2032.
Segundo o Cyber Daily, dentre os documentos há um arquivo firmado entre a Marvel e a Sony Interactive Entertainment, assinado por Isaac Perlmutter, presidente de entretenimento da Marvel, e Jim Ryan, presidente da Sony, para a publicação de três jogos dos X-Men, sendo o primeiro deles Wolverine. O contrato, que passou a produzir efeitos legais em 26 de julho de 2021, mencionava que os demais games ainda não possuíam nome.
O vazamento ainda contém documentos da Sony abordando jogos não anunciados de outros estúdios, como Guerrilla Games e Bluepoint Games, bem como a visão da companhia japonesa sobre a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft.
Em contato com o Cyber Daily, o Ryhsida disse que a motivação foi puramente financeira, já que eles sabiam que a Insomniac Games “seria um alvo fácil.”. Foi relatado ainda que os hackers levaram cerca de 20 a 25 minutos para chegar ao administrador do domínio após terem invadido a rede.
Até o momento, Sony e Insomniac Games não se manifestaram sobre o ocorrido.