Observatório indie: participe de disputas presidenciais em Vox Populi: Brasil 2022

A eleição presidencial de 2022 foi a mais acirrada da história do Brasil. Imagine que você fosse um dos candidatos e estivesse disputando o cargo de chefe de Estado e de governo do principal país da América Latina. Esse é um dos cenários possíveis em Vox Populi: Brasil 2022, título criado pelo desenvolvedor francês Velsin.

Misturando temas sérios com um leve tom de humor, Vox Populi: Brasil 2022 é um jogo de estratégia política em que o jogador cria o seu próprio personagem ou assume o papel de um candidato pré-determinado (baseado na realidade ou personalizado). O título é focado em pleitos eleitorais, indo da eleição de 2022 a panoramas futuros com variedades de regimes.

No game você tem o objetivo de construir uma equipe de campanha para espalhar suas ideologias pelo eleitorado a fim de obter intenções de voto. Durante a corrida eleitoral é preciso se posicionar sobre eventos que mexem com a vida política do país, momento em que verá que não é possível agradar a todos. O jogador também ganha cartas que podem ser utilizadas durante os debates na TV para desestabilizar os oponentes.

Apesar de ser o terceiro título da franquia Vox Populi, Velsin disse que o jogo focado no Brasil foi o primeiro a ser concebido, em torno do qual o projeto foi desenvolvido.

“A ideia era permitir que os jogadores encarnassem um candidato real para as eleições de 2022 ou criassem seu próprio personagem, com todas as ideologias possíveis. O conceito evoluiu um pouco e agora vários cenários foram inventados para imaginar futuros fictícios, mais ou menos realistas, para o Brasil, nos quais o jogador tenta progredir através da política. Por exemplo: eleições antecipadas, revoluções comunistas, uma federação da UNASUL…”, disse Velsin.

Abaixo, você confere uma minientrevista com o desenvolvedor.

Como surgiu a ideia para criar os jogos da franquia Vox Populi?
A ideia inicial para os Vox Populi é antiga e devo admitir que não me lembro perfeitamente desse momento. Sempre fui apaixonado por história e política, e é nisso que eu queria desenvolver jogos independentes. Os períodos eleitorais são alguns dos mais interessantes, então eu quis criar algo estratégico e acessível a todos os jogadores ao mesmo tempo, daí o tom humorístico dos jogos.

Dos quatro títulos da franquia, incluindo o que será lançado em abril deste ano, três são ambientados na Europa. Dentre diversos outros países, por qual motivo o Brasil foi escolhido para ter um jogo próprio?
Na Europa e na França, o Brasil é um dos poucos países de outro continente do qual ouvimos falar nas notícias. E mais especificamente sobre o duelo entre Bolsonaro (frequentemente comparado a Trump) e Lula (muito apreciado pela esquerda radical aqui). Foi um bom ponto de partida para aprender mais detalhes sobre a política brasileira e outras ideologias e candidatos do país.

Você tem algum conhecimento sobre o caótico cenário da política brasileira? Em caso positivo, como isso foi inserido no game?
Além do que já mencionei sobre as peculiaridades brasileiras, é importante saber que muitas coisas são comuns a todos os países democráticos. Por exemplo, quando eu pedia sugestões de eventos ou mecanismos especiais aos jogadores brasileiros, muitos respondiam corrupção ou distúrbios, sem saber que jogadores de outros países também me sugeriam a mesma coisa para seus próprios países.

Você pretende expandir a franquia Vox Populi para outras regiões do mundo?
Espero poder expandir a franquia tanto quanto possível, levando em consideração as especificidades de cada país, desde que o humor e os temas centrais do jogo possam ser consistentes com a situação dos jogadores. Não seria possível transpor os jogos Vox Populi para um país em guerra onde as eleições ou o humor político são muito diferentes.

Vox Populi: Brasil 2022 foi lançado em 16 de fevereiro de 2024 para PC (via Steam). Você pode acompanhar o trabalho de Velsin no X (antigo Twitter).

Criador e editor do Portal E7, Herbert é advogado, amante de games e séries. Gamertag/ID: "HerbertVFV".
Deixe seu comentário ›