Criador de O Menino Maluquinho, Ziraldo morre aos 91 anos

O cartunista, jornalista e escritor Ziraldo faleceu neste sábado (6), no Rio de Janeiro (RJ), aos 91 anos. Segundo a família, o desenhista morreu em sua casa enquanto estava dormindo, por volta das 15h.

Nascido em 24 de outubro de 1932, na cidade de Caratinga (MG), Ziraldo Alves Pinto formou-se em Direito em 1957 na Faculdade de Direito de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Durante sua trajetória, o artista trabalhou nos jornais “A Folha de Minas”, “Folha da Manhã” e “Jornal do Brasil” e nas revistas “Era uma vez…”, “A Cigarra” e “O Cruzeiro”.

No ano de 1960, Ziraldo lançou a Turma do Pererê, primeira revista em quadrinhos brasileira de um único autor. A HQ deixou de ser publicada em 1964, com o início do regime militar. Ainda na década de 1960, integrou a equipe do jornal “O Pasquim”, um dos principais veículos de oposição à ditadura.

Em 1980, Ziraldo lançou sua obra de maior sucesso, O Menino Maluquinho, que ganhou adaptações para o cinema e a TV e lhe rendeu um Prêmio Jabuti de Literatura.

Criador e editor do Portal E7, Herbert é advogado, amante de games e séries. Gamertag/ID: "HerbertVFV".
Deixe seu comentário ›