Gears of War: E-Day irá explorar o passado da franquia
O próximo jogo da franquia Gears of War foi anunciado durante o Xbox Games Showcase 2024 e, ao contrário do que muitos poderiam imaginar, não se trata de uma continuação de Gears 5. Com Gears of War: E-Day, a The Coalition levará os jogadores ao Emergence Day, dia em que os Locust invadiram a superfície do planeta Sera.
Ambientado quatorze anos antes de Gears of War, o jogo apresenta versões mais novas de Marcus Fenix e Dom Santiago e mostrará como surgiu a amizade entre eles. A ideia do estúdio não é transformar os Locusts apenas em inimigos, mas em pesadelos vivos, uma vez que os humanos não estavam preparados para lidar com esse tipo de ameaça.
“Quando os jogadores experimentarem o E-Day, eles verão os monstros através dos olhos daqueles que os encontraram pela primeira vez.”, explicou Aryan Hanbeck, diretor de arte da The Coalition. “Transformamos o Drone [espécie de Locust] em algo assustador, fisicamente intimidante e totalmente brutal.”.
Em uma breve contextualização do cenário que leva à história do E-Day, Marcus e Dom estão conectados por causa de Carlos, irmão mais velho de Dom, que morreu no campo de batalha. Como Carlos e Marcus eram melhores amigos, a conexão com Dom surge devido a essa perda compartilhada.
“Estamos contando a história de origem de Marcus e Dom e seu vínculo… Esse é o vínculo que define a franquia.”, comenta Matt Searcy, diretor criativo. “Eles não são os personagens que conhecemos de Gears 1 a 3. Eles não têm 10 anos lutando contra os Locust entre eles. Quando o jogo começa, deveria haver paz para Sera, e eles estão tentando descobrir a vida sem essa pessoa que ambos amavam.”.
Embora tenham escolhido explorar o passado, o estúdio afirma que não se esqueceu das histórias contadas em Gears 4 e Gears 5, sugerindo que no futuro dará continuidade a elas.