Análise do jogo The Awesome Adventures of Captain Spirit
Anunciado durante a E3 de 2018, The Awesome Adventures of Captain Spirit (As Aventuras Iradas de Captain Spirit, no Brasil) serve como uma pequena introdução para o universo de Life is Strange 2. Podendo ser baixado gratuitamente, o jogo é protagonizado por Chris, um garoto de nove anos que mora com Charles, seu pai.
Assim como Life is Strange, o game apresenta uma narrativa pesada, não se engane pela temática aparentemente infantil. O pai de Chris enfrenta sérios problemas com bebidas alcoólicas, razão pela qual alguns familiares não querem que Chris continue morando com ele. Logo cedo, quando prepara o café da manhã, Charles já está com uma lata de cerveja na mão. Vasculhando o ambiente, podemos encontrar várias latinhas vazias. The Awesome Adventures of Captain Spirit mostra como uma criança lida com um assunto tão delicado como o alcoolismo. Ademais, a família recentemente passou por uma grande perda, o que deixou todos abalados emocionalmente.
O ambiente para ser explorado é pequeno, resumindo-se aos cômodos da casa de Chris, o quintal, a garagem e a casa na árvore. Apesar da área restrita, há muitas informações e objetos com os quais o jogador pode interagir. Como o jogo é bem curto, para aproveitar melhor a experiência explorei muito bem todos os cenários. Além de aumentar a duração da campanha, isso também faz com que detalhes da história sejam revelados.
A jogabilidade segue o padrão visto em Life is Strange e Life is Strange: Before the Storm, havendo momentos de exploração e diálogos com opções de escolha. O visual também está na mesma linha dos games anteriormente citados. A trilha sonora de The Awesome Adventures of Captain Spirit é simplesmente espetacular, encaixando-se muito bem com o game. Uma pena não terem inserido um sistema de conquistas/troféus.
Desenvolvido pela Dontnod Entertainment, The Awesome Adventures of Captain Spirit está disponível para Xbox One, PlayStation 4 e Windows. Esta análise foi feita com base na versão do Xbox One.
Considerações finais
Enquanto enfrenta problemas familiares, Chris usufrui de sua mente criativa para desligar-se da realidade e ir combater os supervilões que assombram a cidade. The Awesome Adventures of Captain Spirit sabe lidar muito bem com uma temática complicada, mostrando o olhar inocente de uma criança sobre os problemas da vida adulta.
Apesar de curto, o game apresenta uma experiência muito boa, sendo uma ótima oportunidade para relaxar. Se você gostou da história de Max Caulfield, a probabilidade de Cris e seu Captain Spirit te encantar é muito grande. Caso não tenha tido a oportunidade de jogar Life is Strange, esta também é uma boa oportunidade para conhecer o universo da franquia. Aproveite: você não pagará nada por isso!
Nota
★★★★☆ – 4 – Ótimo
Veja mais sobre Life is Strange:
Reviews dos jogos:
└ Análise do jogo Life is Strange: Before the Storm
└ Análise do jogo Life is Strange 2
➜ Você pode ler análises de outros jogos clicando aqui.